Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012
Denúncias e Polícia fazem diferença
AS autoridades policiais estão a fazer a sua parte no quadro de combate aos desmandos protagonizados pelos transportadores privados. Um dos primeiros passos dados pela edilidade foi a colocação de duas linhas telefónicas (82-8586230/84-5327497) para denunciar as irregularidades cometidas pelos transportadores, incluindo supostos actos de corrupção envolvendo os motoristas e agentes policiais.
Através daqueles números, a Polícia já apreendeu e multou perto de 40 “chapas” na cidade de Maputo.
Ao que apurámos, na Matola foram igualmente penalizados outros operadores.
Ao operador que desvia ou encurta a rota pela primeira vez aplica-se-lhe uma multa de 1000,00Mts. Pela segunda e terceira paga 2500,00Mts e 3000,00Mts, respectivamente.
Além da intervenção dos utentes, as autoridades consideram que está a contribuir para a redução dos desvios e encurtamentos de rotas a fiscalização feita pela Polícia Municipal à paisana que opera em diferentes terminais e paragens intermédias.
“A Polícia está posicionada sobretudo nas paragens intermédias, uma vez que é lá onde acontecem muitos encurtamentos”, explicou Lázaro Valoi, porta-voz do Conselho Municipal da cidade de Maputo. Conforme disse, tudo está a ser feito para obrigar os “chapeiros” a cumprir as posturas municipais tendo em conta o agravamento do tarifário. No entender do porta-voz, reduziu o universo de operadores que fazem o desvio e encurtamento de rotas. Porém, ainda é preocupante a existência de transportadores que não chegam a terminais por si escolhidos.