Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012
MINED constrói escolas resistentes a desastres naturais
O Ministério da Educação realizou ontem em Maputo um seminário sobre elaboração de proposta de orientações globais e princípios para a segurança escolar e elaboração de regras de construção de escolas resistentes no país.
O “Projecto Escolas Seguras em Moçambique”, com uma duração de 12 meses, pretende produzir um mapeamento dos actores relevantes e encontros preliminares, produzir uma análise dos possíveis constrangimentos no processo de construção de edifícios escolares resistentes.
De acordo com vice-ministro da Educação, Itai Meque, para o alcance deste objectivo estão em curso as acções visando a extensão e reabilitação da rede escolar com programa que, a médio prazo, irá garantir uma cobertura significativa em infra-estruturas educacionais, num ritmo que satisfaça o crescimento da população escolar. “Este seminário constitui um contributo no âmbito das construções escolares”, disse.
O projecto é apoiado pelo Banco Mundial no quadro da resposta aos desafios das mudanças climáticas e preparação contra desastres. “Pretende com este projecto lançar um processo abrangente para mitigar a longo prazo os efeitos dos desastres naturais nas infra-estruturas públicas escolares”.
Neste ano, ainda estão em curso 50 projectos envolvendo um orçamento estimado em mais de 30 milhões de dólares norte-americanos.