Terça-feira, 9 de Outubro de 2012

Aires Ali pediu para ser exonerado

Há já meio ano que Aires Ali vinha a manifestar o seu descontentamento, avança o Canalmoz. Fontes afirmaram ao Canalmoz que o ex-primeiro ministro encontrava-se insatisfeito "com algumas coisas que estão a acontecer".

O jornal aponta a derrota do então PM na corrida por um assento na Comissão Política do partido Frelimo, o verdadeiro órgão que Governa o país, como parte dos acontecimentos que precipitaram a queda de Aires Ali, figura que era dada como candidato certo à sucessão de Guebuza na Presidência da República.
O ex-primeiro ministro chegou ao segundo posto mais alto na hierarquia do Governo, após ter cumprido 5 anos como ministro da Educação, nomeado por Guebuza.

A 18 de Janeiro de 2010, quando Aires Ali foi anunciado Primeiro Ministro do Governo que acabava de ser nomeado, a notícia surpreendeu muitos cidadãos e analistas, que então apostavam em nomes como Aiuba Cuereneia, José Pacheco, Oldemiro Baloi, para suceder Luísa Diogo, que tinha transitado do último Governo de Joaquim Chissano para o primeiro Governo de Guebuza como PM.

Aires Ali ficou sem terminar os cinco anos do mandato para o qual foi nomeado. Numa altura em faltavam dois anos para terminar o mandato, Ali pediu para sair do Governo.
Fontes próximas do ex-PM asseguraram ao Canalmoz que este andava descontente e que já pretendia deixar o cargo. As mesmas fontes referiram que Aires Ali permaneceu até à realização do congresso, visto que ele era o chefe da logística do grande evento do partido Frelimo e não queriam gerar instabilidade antes do congresso. Foi também mencionado que o ex-PM não pretende concorrer a algum cargo internacional que entra em conflito com a figura do Primeiro-Ministro. Com a exoneração, que ele próprio pediu, volta a ser um militante da base.

Antes de chegar ao PM, Aires Ali já foi governador do Niassa, sua terra natal, e de Inhambane, para além do já mencionado, ministro da Educação.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 13:48
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds