Quinta-feira, 19 de Julho de 2012
Passos Coelho chega hoje a Maputo para reunião de chefes de Estado e de governo
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, chega ao fim do dia a Maputo para participar na cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP, que se realiza na sexta-feira na capital moçambicana.
Em Maputo encontram-se já o Presidente da República, Cavaco Silva, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Na cimeira de sexta feira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam igualmente os Presidentes de Moçambique, Armando Guebuza, de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, de Cabo Verde, Jorge Fonseca, e de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa.
Angola e Brasil serão representados pelos vice-presidentes, respetivamente, Fernando da Piedade Dias dos Santos e Michel Temer, este à frente de uma delegação de 40 pessoas.
A Guiné-Bissau será representada pelo Presidente interino deposto no golpe de Estado de 12 de abril, Raimundo Pereira, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mamadu Djaló Pires, também afastado pelas novas autoridades de Bissau, não reconhecidas pela CPLP.
Também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, participam no encontro de sexta-feira, no qual Angola cede a presidência rotativa da organização a Moçambique.
Hoje, decorre a XVII reunião ordinária do conselho de ministros da CPLP, de cuja agenda consta a eleição do novo presidente do órgão, a recondução do diretor executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e apresentação do programa da presidência moçambicana da CPLP para o biénio 2012/2014.
Na reunião será feito um balanço sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) nos países da CPLP,num relatório da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), presidido pela moçambicana Graça Machel.
O conselho de ministros da CPLP deverá ainda aprovar a revisão dos estatutos da organização e o acordo sobre a concessão de vistos de múltiplas entradas nos estados-membros bem como o Programa Indicativo de Cooperação da CPLP para 2013-2016, entre outros instrumentos.