Domingo, 24 de Junho de 2012
ELEIÇÕES/JOVENS SUL-AFRICANOS NÃO QUEREM ZUMA E SEXWALE
Uma sondagem de opinião pública, divulgada há dias na vizinha África do Sul, aponta que a maioria de jovens sul-africanos não está a favor do incumbente,Jacob Zuma, nem do Ministro dos Assentamentos Populacionais, Tokyo Sexwale, para Presidência da República, a partir de 2014.
O estudo, realizado pela companhia sul-africana “Podering Panda”, mostra que 64 por cento dos inquiridos manifestaram-se contra a recondução de Zuma e candidatura de Sexwale, para a Presidência da República.
Cerca de 57 por cento, num universo de 4.673 jovens entrevistados, com idades de 18 anos, disseram que conheciam Sexwale apenas como um político e homem de negócios.
Outros 18 por cento afirmaram que o candidato a “Union Buildings” era um futebolista, 12 por cento disseram que Sexwale estava ligado a comédia e seis por cento que era um jurista.
O inquérito refere que apesar de Zuma estar a fazer tudo ao seu dispôr para a busca da popularidade a nível dos jovens, a mesma deixa muito a desejar, o que pode vir a traduzir-se na redução de apoio ao “Congresso Nacional Africano” (ANC), nas próximas eleições.
O ANC vai realizar o próximo congresso em Dezembro deste ano, esperando que Zuma seja re-eleito para a liderança do partido. Zuma e Sexwale são candidatos ao cargo.
A sondagem revelou que muitos sul-africanos não conhecem Sexwale, o que poderá influenciar a não sua eleição a liderança do partido e consequentemente do país, nas eleições gerais de 2014.