Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Nampula: Padres detidos por cárcere privado

Dois sacerdotes da igreja católica na paróquia de Nahage, no distrito de Nacarôa, foram esta semana detidos pela polícia, indiciados de vários crimes, dentre os quais, cárcere privado, fogo posto e ofensas corporais qualificadas contra quatro aldeões que alegadamente furtaram dois sacos de milho.
Segundo reporta hoje o jornal Notícias, a prisão, que já foi formalizada pela procuradoria distrital de Erati, província de Nampula, que superintende judicialmente o vizinho distrito de Nacarôa, onde o caso se deu, ocorreu alegadamente por terem sido reunidas matérias que indicam que os dois sacerdotes terão mantido encarcerados, durante cerca de 48 horas, quatro aldeões de Nahage, sendo dois homens e igual número de mulheres, por terem sido considerados pelos clérigos, de culpados pelo sumiço de dois sacos contendo milho, que se encontrava num dos armazéns da paróquia.
Fontes comunitárias que denunciaram o caso, explicam que tal se deu no passado dia 19 de Maio, quando os sacerdotes se deram conta do sumiço na paróquia, de dois sacos de milho, tendo de seguida desencadeado uma busca do produto ora surripiado junto das habitações localizadas nas cercanias, acção que culminou com a “custódia” de quatro aldeões considerados culpados do roubo.
De acordo com as informações disponíveis, os aldeões foram violentados e mantidos encarcerados num dos compartimentos do edifício da paróquia durante dois dias (Sábado e Domingo). A libertação de tais individuos aconteceu no terceiro dia, Segunda-feira, data em que os clérigos decidiram participar o caso à polícia.
A detenção dos sacerdotes, que antes era uma mera acção de protecção, ocorreu depois que a polícia procurou se inteirar da razão da fúria da população de Nahage, que se aglomerará no posto de policia numa tentativa de linchar os seus pastores pelos actos atrás referidos.
As diligências feitas pelo ministério público levaram à conclusão de que existe matéria criminal para acusar formalmente os sacerdotes, optando pela manutenção da sua prisão.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 07:32
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds