Sexta-feira, 30 de Março de 2012

Caminhemos Juntos Na Senda Do Progresso - "Presidente Da Namíbia.

O Presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, disse que Moçambique e o seu país devem continuar parceiros firmes, com vista a concretizar as aspirações partilhadas na busca do desenvolvimento socio-económico sustentável e a elevação dos estados à altos patamares de prosperidade .
O estadista namibiano, acompanhado pela esposa (Penehupifo Pohamba), falava hoje na Assembleia da República (AR), Parlamento moçambicano, noinício da visita de Estado de dois que está a efectuar ao país, no quadro do reforço das relações bilateriais de amizade e cooperação.
Pohamba, que falou aos 250 deputados de três bancadas do mais alto órgão legislativo, destacou a necessidade de tirar vantagem da paz e estabilidade prevalecentes nos dois países para promover o comércio e investimento.
“Esses são aspectos importantes para os nossos esforços comuns visando combater a pobreza, criar oportunidades de emprego eempoderar os nossos povos, paraque possam viver com dignidade”,disse o Presidente namibiano, apontando que, como Moçambique, o seu país estabeleceu como prioridade a transformação da economia do seu país.
Para o efeito, Namibia adoptou uma diversidade de políticas cujo objectivo é concretizar os objectivos de desenvolvimento daquele país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral(SADC), situado na costa ocidentaldo bloco regional.
Segundo o estadista namibiano, os líderes africanos devem ficar na vanguarda do desenvolvimentodos seus países e do continente, mobilizando os recursos necessários para ultrapassar desafios como a pobreza, fome, doenças e o subdesenvolvimento.
Os países e o continente, em geral, são, segundo Pohamba, dotados de uma riqueza traduzidanos recursos minerais que jazem no seu solo que os seus dirigentes devem assegurar que são devidamente usados para melhorar os padrões de vida dos seus povos.
“Temos de tirar proveito desses recursos para o benefício dos povos africanos. Tenho em mente a mulher africana que faz longas caminhadas diárias em busca da sobrevivência. Tenho em mente a criança que não tem alimentação adequada, abrigo ou mesmo de tronco nu”, exemplicou o Presidente da Namíbia.
Face a realidade, Pohamba disse ser responsabilidade dos parlamentos esboçar leis que abordam as disparidades nas sociedades, porquanto os parlamentos são eleitos pelo povoe incumbidos o dever de promover o bem-estar dos concidadãos.
Para o efeito, os parlamentos como instituições e os deputados (parlamentares) devem fazer tudo ao seu alcance para a consumação da meta preconizada nos seus mandatos e, por conseguinte, proporcionar os serviços essencias aos seus concidadãos.
Os parlamentos africanos, em particular, têm o dever histórico de trabalhar arduamente para concretizar as aspirações dos seus povos que há muito tem sidorecusado o direito de participar na formulação de leis e no processo de governação.
“Enquanto saudamos e enaltecemos a assistência dos nossos parceiros de cooperação, devemos basear os nossos esforços de desenvolvimento em realidades africanas”, sublinhou Pohamba, acrescentando que as soluções para os problemas africanos devem ser geradas internamente.

Fonte: RM
publicado por Jornal NMz Moçambique às 09:11
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds