Segunda-feira, 14 de Maio de 2012
Qualidade da energia eléctrica em Nacala-Porto vai melhorar
Está para breve o arranque dos trabalhos de ampliação da capacidade de sistema de fornecimento de energia eléctrica na região de Nacala, na província de Nampula.
A garantia foi dada pelo Vice-Ministro da Energia, quando entrevistado pela Rádio Moçambique durante a primeira conferência nacional de investimentos realizada nos dias 10 e 11 de Maio corrente na cidade de Nacala-Porto.
Jaime Emede disse que o referido projecto, neste momento na sua fase conclusiva de elaboração, tem como objectivo resolver definitivamente os problemas da fraca qualidade de energia eléctrica naquela Zona Económica Especial.
A expansão da energia eléctrica com maior capacidade para Nacala, de acordo com aquele governante, partirá dos postos de alta tensão já existentes nos distritos de Caia, em Sofala, passando pelo Alto-Molócue, na vizinha província da Zambézia.
Entretanto, o Vice-Ministro da Energia, Jaime Emede, não adiantou os custos deste projecto do Governo, que vai contar com o apoio dos parceiros de cooperação.
Jaime Emede referiu que dos cento e vinte e oito distritos do país, apenas vinte e um ainda não estão ligados a rede de energia eléctrica de Cahora Bassa.