Sexta-feira, 30 de Março de 2012

Há (também) gás natural em Tete.

Acaba de ser descoberto o gás natural na província de Tete, segundo revelou ontem o director-geral da empresa mineiraaustraliana, Rio Tino, Eric Finalyson, durante um seminário sobre as “Oportunidades de Negócios” nesta região do país.
De acordo com Finalyson, os testes efectuados indicaram a presença do gás natural na estrutura do carvão. “Esta poderá ser uma outra oportunidade económica”, disse.
Apelou para que este recurso possa ser aproveitado também, de modo a desenvolver as pequenas e médias empresas, porque se houver projectos para o efeito, necessitarão de serviçosde apoio, a exemplo do que acontece na exploração do carvão mineral.
Não precisou se as quantidades existentes são comerciáveis, mas referiu que uma prospecção nesse sentido pode determinar osnúmeros, para depois poder-se levar a cabo a sua exploração.
O seminário sobre ‘Oportunidades de Negócios” foi orientado pelo ministro do Plano e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia,tendo contado com a participaçãode representantes de pequenas emédias empresas, entre outros convidados.
Cuereneia sublinhou afirmou no evento que a província de Tete está no seu auge de desenvolvimento, mercê do grande potencial, em termos de recursos minerais, agro-pecuários, turísticos, entre outros.
Apontou que a província tem registado uma subida assinalável do fluxo de investimentos nos últimos cinco anos, com impacto positivo no crescimento económicoe criação de postos de emprego para cidadãos nacionais nos diversos sectores de actividade económica, com particular destaque para os sectores mineiro, agro-processamento, construção, indústria e serviços.
Em termos de projectos aprovados o ano passado, foi registado o valor total de cerca de 424 milhões de dólares, resultantes de 21 projectos de investimento, traduzindo-se assimum notável incremento do investimento aprovado nos últimos cinco anos, quando comparado com o montante de 16milhões de dólares alcançados na sequência de oito projectos aprovados em 2006.
O ministro do Plano e Desenvolvimento apontou que no domínio de recursos minerais, estão em fase de pesquisa 36 empresas estrangeiras e nacionais e duas outras já iniciaram a exportação, nomeadamente a Vale Moçambique e Minas de Moatize.
Quanto às infra-estruturas, o ministro do pelouro do Plano e Desenvolvimento mencionou a construção da nova ponte sobre o rio Zambeze e no sector agro-industrial destaca-se a fábrica de processamento de cereais no distrito de Angónia, com uma capacidade para processar diariamente 100 toneladas.
No âmbito da exploração do carvão, serão também construídas três centrais térmicas, designadamente da ValeMoçambique, com a capacidade de2.400 megawots, Rio Tinto (2.000 MW) e a Jindal África (2.600 MW).
Com o arranque em Novembro do ano passado da exportação mineira pela Vale Moçambique, perspectiva-se a construção de novas infra-estruturas de transporte de mercadorias e passageiros, complementados pelagrande logística necessária, que inclui o estabelecimento do porto seco de Moatize, para garantir o fornecimento de bens e serviços aos grandes projectos, ora em curso e a iniciar a sua fase de exploração.
“Daqui decorre o primeiro grande desafio para o sector empresariallocal, incluindo as comunidades no fornecimento de um conjunto de bens e serviços, nomeadamente bens alimentares (carnes, peixe, hortícolas, frutas, transporte, hotelaria e turismo, construção civil), entre outros” – frisou.

Fonte: Rádio Moçambique.
tags:
publicado por Jornal NMz Moçambique às 09:01
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds