Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013

Saúde preocupada com elevada incidência da cegueira no litoral deNampula

Cirurgiões desdobram-se desde segunda-feira em mais uma vasculha de doentes em Nacala.
As autoridades provinciais de Saúde em Nampula estão apreensivas com o crescente número de casos de cataratas, uma das principais causas da cegueira, em Moçambique.

De acordo com Anselmo Vilanculos, director clínico do Hospital Central de Nampula, HCN, cerca de 73 por cento de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos são portadoras de catarata sevil, a mais predominante em adultos. Regra geral, isto significa que em cada 10 idosos, sete são portadores de catarata, cifra que o nosso entrevistado considera bastante elevada, numa província com uma população estimada em mais de quatro milhões de habitantes.

Para inverter este quadro, Vilanculos afirmou que já foram constituídas equipas de trabalho, compostas por alguns cirurgiões, que se desdobram, mensalmente, em campanhas de operações gratuitas aos doentes nos seis distritos com maior incidência de cataratas, nomeadamente, Nacala-porto, Angoche, Moma, Monapo, Ribáuè e Eráti. Aliás, para esta segunda-feira estava prevista mais uma viagem de vasculha de doentes em Nacala, numa operação que irá durar cerca de duas semanas.
A acção conta com o financiamento da Sight Savers Internacional, uma organização não-governamental sedeada em Londres que, para além de suportar as despesas de deslocação do pessoal técnico aos distritos, disponibilizou uma viatura ao sector da Saúde, para os trabalhos internos ligados àquele tipo de actividade.

O director clínico da maior unidade sanitária da zona norte confirmou ao “O País” a existência de outros distritos ao nível da província com os mesmos problemas, mas referiu que a prioridade, neste momento, vai para aqueles que reúnem capacidade cirúrgica.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 17:36
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds