Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013
Previstas chuvas intensas nas províncias de Maputo e Inhambane no fim de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê chuvas intensas durante o fim-de-semana ao longo do litoral das províncias de Inhambane e Maputo, bem como na região fronteiriça entre Manica e Tete.
Nestas regiões, segundo o meteorologista Sérgio Buque, a precipitação total acumulada oscilará entre 75 e 100 mililitros durante o período em referência, escreve o Diário de Moçambique na sua edição de hoje.
Quanto às restantes regiões do país, o INAM prevê abrandamento das chuvas e a precipitação acumulada em cinco dias poderá ser inferior a 50 mililitros.
“A zona sul do país é a que será mais afectada, enquanto nas restantes regiões verificar-se-á um abrandamento”, disse Buque ao Diário de Moçambique.
Entretanto, prevê-se melhoria do estado do tempo na segunda-feira, sendo que na última semana do mês as zonas centro e norte do país estarão em situação de risco.
“Nos últimos dias do mês as regiões centro e norte serão as mais afectadas, principalmente nas províncias da Zambézia e Tete”, afirmou.
Explicando a precipitação dos últimos dias no país, Buque referiu que a mesmadeveu-se à passagem de uma corrente de baixas pressões na região centro do país, enquanto na cidade e província de Maputo esteve associada à passagem de uma frente fria no canal de Moçambique, o que causou uma precipitação de 157.8 mililitros em 24 horas.
“É muita chuva para um intervalo de tempo muito curto, isso porque a maior parte dela caiu num intervalo de três horas. Esse tipo de precipitação causa problemas de escoamento das águas, em qualquer cidade do mundo”, concluiu.