Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013

Ano escolar abre hoje com novidades no EP1

O ANO lectivo 2013 abre hoje em todo o país com algumas novidades no sistema. Uma delas é a alteração do programa do primeiro ciclo do Ensino Primário do Primeiro Grau (EP1), de modo a assegurar que nas primeiras duas classes a prioridade seja administrar competências de leitura e escrita às crianças.

Eurico Banze, porta-voz do Ministério da Educação, explica que a preocupação continua a ser a qualidade do ensino ministrado nas escolas. A ideia, segundo ele, é que nas primeiras duas classes do sistema as crianças trabalhem apenas nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Cívica.

No essencial, as novidades projectadas para este ano lectivo decorrem da implementação do plano estratégico do sector, que, apesar de continuar a privilegiar as questões de acesso e de presença física do aluno na escola, dá particular enfoque à qualidade em todas as suas dimensões.

Por exemplo, de acordo com Eurico Banze, este ano será dada atenção especial ao apetrechamento das escolas com carteiras, num programa cuja gestão deverá descer até ao nível local, de modo a garantir que seja a partir de lá onde começa a luta pela redução do número de turmas que trabalham ao relento.

“Também queremos consolidar o novo modelo de formação de professores em curso com três anos de duração. Outra componente relevante é a gestão escolar, cujo défice está na origem de muitos dos problemas que marcam o desempenho do sector. Queremos continuar a a perfeiçoar a gestão do sistema a nível da escola, do distrito e da província”, disse.

Paralelamente, a nossa fonte acredita que, este ano, o Governo vai se pronunciar, em definitivo, sobre o programa nacional de alimentação escolar, que assenta na filosofia de que os pais e encarregados de educação e a comunidade em geral devem entender que a alimentação das crianças nas primeiras classes é fundamental e que influencia a motivação para o seu bom desempenho escolar.

Ainda sobre as novidades para o ano lectivo de 2013, a nossa fonte referiu-se à necessidade de a comunidade assumir uma postura diferente em relação ao uniforme escolar, tendo admitido que, nos últimos anos, o próprio Ministério da Educação fez pouco para evitar a banalização do fardamento.
“Nos últimos tempos relaxámos e admitimos práticas que desvirtuam o sentido e a importância do uniforme escolar. Não se pode admitir que cada um faça o que lhe apetecer e mande fazer o uniforme à moda que entender. O uniforme é um traço característico de uma instituição organizada como se pretende que sejam as nossas escolas…”,disse Banze.

O palco da cerimónia central de abertura do ano lectivo de 2013 será o distrito de Gondola, em Manica, devendo ser dirigida pelo Ministro da Educação, Augusto Jone. Segundo orientação do sector, cada província e distrito terão cerimónias locais de abertura do ano escolar, que serão marcadas por jornadas de limpeza e plantio de árvores, reuniões com pais e encarregados de educação, entre outras actividades.

Para este ano lectivo, e segundo dados confirmados pela autoridade do sector, pelo menos 5,5 milhões de alunos estão inscritos nos dois ciclos do Ensino Primário e 655 mil no Ensino Secundário Geral. Entre as grandes novidades para este ano destaca-se o ajustamento do programa do Primeiro Ciclo do EP1, para assegurar que nas primeiras duas classes se priorize a aquisição de competências de leitura e escrita nas crianças.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 08:11
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds