Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2013
Educação em Nampula negoceia vagas no ensino particular
O sector da Educação em Nampula rubricou, recentemente, um acordo com os proprietários de escolas particulares a nível daquela província, para absorção de centenas de alunos que este ano não poderão ingressar nas escolas públicas.
Como recompensa, o governo está a mobilizar alguns professores do Estado para leccionar naquelas instituições de ensino.
Fernão Cacecasse, chefe do departamento da direcção Pedagógica na direcção provincial de Educação e Cultura, disse que a alocação de professores devidamente preparados em instituições de ensino privado não apenas permite absorção de alunos sem vaga nas escolas públicas, como também contribui para uma educação de qualidade.
Segundo aquele responsável, à luz do referido acordo, as escolas particulares vão reduzir as taxas de ingresso, de modo a permitir que maior parte dos alunos tenham oportunidade de prosseguirem com os seus estudos.
No presente ano lectivo, a província de Nampula vai contar com universo de 334,349 alunos em todos os subsistemas de ensino. Devido a limitações do número de vagas nas escolas públicas, maior parte destes alunos terá que recorrer ao ensino particular e em outras modalidades de ensino.
O chefe da direcção pedagógica afirma ainda haver espaço para o ingresso de alunos no subsistema de ensino à distância, modalidade cujos resultados se consideram promissores, a avaliar pela percentagem de aproveitamento pedagógico registado neste capítulo.