Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013
Milhares de moçambicanos regressam ao trabalho na África do Sul
Depois da quadra festiva, já iniciou a marcha de regresso dos nossos concidadãos às minas da terra do rand. Ontem, “O País” deslocou-se à fronteira de Ressano Garcia, concretamente no chamado posto do KM 4, e testemunhou um ambiente, ainda que de uma longa fila, nada comparado ao cenário vivido do lado sul-africano em vésperas do natal. Foram abertos dois locais de atendimento, sendo um exclusivo para mineiros e motoristas dos autocarros que os transportam.
A fronteira de Ressano Garcia esteve sob pressão desde às 5 horas da manhã de ontem, mas as Alfândegas garantem que tudo está controlado e não existem longas filas. As Alfândegas dizem que já registaram mais de 5 mil viaturas com destino à África do Sul e esperam que o número possa atingir 6 mil ainda esta quinta-feira.
Durante a tarde da quarta-feira, cerca de uma centena de autocarros transportando mineiros estava a caminho da fronteira de Ressano.
Em caso de alguma emergência ou enchentes acima do normal na fronteira de Ressano, as Alfândegas assumem em operacionalizar o seu plano B.
Durante a quadra festiva, entraram 35 mil mineiros moçambicanos. Na mesma altura, mais um milhão de pessoas terão entrado para o país.