Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

HCM REGISTA TRÊS MORTES DURANTE O NATAL

Três pessoas mortas constitui o saldo registado durante as festividades do Dia da Família ou Natal no Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária do país, na sequência de várias doenças.

O Director dos Serviços de Urgência, Raúl Cossa, que falava na manhã de hoje, em Maputo, disse que as três vítimas são parte de um universo de 500 pessoas que deram entrada naquela unidade sanitária, durante a ocasião festiva.

“Estes três óbitos resultam de diversos tipos de doenças, não posso especificar quais,” disse.
Na ocasião, Cossa revelou que do mesmo número de pacientes que deu entrada, na terça-feira, 114 pessoas encontram-se internadas e 383 tiveram alta.
“Este é o número geral das entradas de doentes no Hospital que estão repartidos entre a traumatologia, pediatria, maternidade, genecologia e clinica social,” disse o director.

No que respeita as entradas no Banco de socorros, Cossa disse que a maior unidade sanitária do país registou a entrada de 301 casos, dos quais 169 com doenças gerais e 132 com diversos tipos de trauma.
O director disse que durante a Festa de Natal se registaram 36 casos de acidentes de viação e 34 agressões físicas.

Na ocasião, Cossa revelou que cinco pessoas se encontram internadas no HCM, na sequência de 30 acidentes de viação registados durante as festividades do Natal.

“Grande parte destes acidentes ocorreram na cidade de Maputo, dentre os quais apenas uma criança encontra-se no estado grave,” disse.

Cossa preferiu não afirmar categoricamente que 2012 foi mais calmo que o ano transacto, mas as autoridades sanitárias, a nível daquela unidade hospitalar, conseguiram controlar a situação.
Como forma de garantir um atendimento público mais flexível, Cossa disse ter sido criado, para o período festivo, mais um balcão para os doentes que se dirigem ao HCM, elevando para quatro e, em caso de necessidade, aumentar-se-á mais um durante a passagem do ano.

“Este período do ano é muito movimentado e para fazer face a prováveis problemas vamos criar mais um balcão,” garantiu o director.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 07:51
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De João Sá a 10 de Janeiro de 2013 às 06:30
Pelas reticências fico na dúvida se consegui ajudar ou não.
Para a área de configuração não há um link directo que lhe possa enviar, a única forma de aceder é pelo painel de gestão do blog, mas talvez se falarmos por email eu possa ajudar melhor, enviando imagens de como deveria conseguir aceder, ou você enviando-me imagens de onde está a encontrar esse erro de que me fala - de voltar à mesma página em vez de entrar na Configuração.
O meu email: joao.sa@co.sapo.pt

Se o problema persistir, poderemos sempre pedir ajuda do departamento técnico para fazerem as alterações que pretende (e quem sabe personalizar um pouco o template do blog, que lhe parece?)
De Jornal NMz Moçambique a 10 de Janeiro de 2013 às 16:28
Ja enviei o email.


Boa tarde

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds