Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012
Mais 2 mil agentes para Lei e Ordem
O país conta desde ontem com mais de dois mil agentes da polícia. Os mesmos foram graduados pela Escola Básica da Polícia de Matalane, na província de Maputo.
São mais de mil agentes da Polícia de Protecção, cerca de 300 guardas prisionais e pouco mais de 500 agentes das Forças de Intervenção Rápida, graduados no vigésimo nono curso básico da PRM, décimo primeiro da FIR, 12º de guardas prisionais.
Foi uma cerimónia que não fugiu à regra. A mesma foi antecedida por uma marcha ordinária lenta de saudação à direita, o lado onde estavam posicionados os dirigentes máximos.
Depois seguiu-se o momento de juramento da bandeira, seguido da premiação dos melhores classificados.
O ministro do Interior, Alberto Mondlane, foi quem dirigiu o encerramento do curso. Na ocasião, Mondlane apelou aos recém-graduados para que sejam sérios no exercício das suas actividades.
“O vosso compromisso é, essencialmente, de servir e garantir a ordem e tranquilidade públicas. Nunca deveis usar a vossa capacidade e os instrumentos que o Estado coloca à vossa disposição para a satisfação dos interesses individuais”, disse.
O ministro do interior apelou ainda a um maior desempenho dos agentes, sobretudo neste momento de quadra festiva, como forma de evitar sinistros que, geralmente, se têm registados quando chegam estes dias.
Para ilustrar esta situação, o dirigente recordou que este ano o país registou 1 777 óbitos por acidentes, 1 592 feridos graves e 2 134 feridos ligeiros. Para Mondlane, estes dados mostram a gravidade de um problema cuja solução é a mudança de atitude e comportamento.
Por seu turno, os graduados comprometeram-se a fazer de tudo quanto poderem para a defesa do povo, assim como para fazer cumprir a legalidade.