Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2012
Poluição ambiental faz com que empresa seja encerrada em Nampula.
As autoridades governamentais em Nampula acabam de ordenar a paralisação imediata das actividades da Nova Texmoque, Lda, empresa de capitais tanzanianos, por considerar que a mesma estava a provocar problemas ambientais.
Em comunicado de imprensa, datado de 12 de Outubro de 2012, o director provincial para Coordenação da Acção Ambiental, Armindo Chauque, afirma que desde 2008 que aquela unidade industrial vem implementando a sua actividade sem que para tal fosse realizada uma avaliação ambiental, de modo que obtenha a respectiva viabilidade e emissão da licença.
O comunicado de imprensa refere ainda que “depois de várias advertências, associadas a inúmeras denúncias que nos foram reportadas, eis que se decidiu fazer a colheita das águas residuais e submetidas ao laboratório Nacional de Higiene de Alimentos e Águas, cujos resultados provaram que as águas não correspondem aos padrões gerais de descarga de águas residuais domésticas e industriais no meio receptor, como também não correspondem aos requisitos de potabilidade”. O sector do ambiente acrescenta ainda que, devido ao volume das infracções, aquela empresa incorre em uma multa de 240 mil meticais.