Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012
Estado não pode dar o que não tem - Ministro da Saude
“Num contexto actual, da crise financeira e internacional, os países não podem determinar um leque salarial a seu bel prazer. Há regras que devem ser seguidas”, explica o titular da pasta da saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Manguele, diz que o Estado moçambicano não pode dar aos médicos aquilo que ele próprio não tem e que, por mais força que se faça, “é preciso perceber que não é possível, neste momento, resolver todos os problemas”.
Alexandre Manguele diz que não tem dúvidas de que o governo moçambicano sempre quis o melhor para os seus funcionários, incluindo os da saúde, mas “é importante perceber que estamos num país com as dificuldades que tem e foi assim desde sempre”.
“Ainda estamos num país onde é pedido a nós algum sacrifício. Por mais força que façamos, não é possível resolver todos os problemas. É verdade que o governo faz sempre a sua parte, mas temos que perceber que não somos um país que pode dar tudo”.
O titular da pasta da saúde diz, entretanto, que aquilo que for possível, evidentemente, será feito, mas deixa claro que “há coisas que não são possível fazer”.