Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012
Oito funcionários do Estado julgados por desvio de fundos
Oito funcionários do Estado estão a ser julgados desde o passado dia 19 de Novembro corrente, acusados de desvio de fundos públicos, no valor de 856 mil meticais. Deste grupo, o Canalmoz conseguiu apurar que 5 são funcionários afectos à Direcção Provincial do Trabalho de Maputo.
No primeiro dia do julgamento, segunda-feira, a juíza da quinta secção do Tribunal Judicial da Província de Maputo ouviu três réus, faltando agora ouvir os restantes cinco réus, a partir do dia 28 de Novembro.
O Canalmoz soube ainda de uma fonte próxima do processo que entre os acusados consta uma ré detida, e que na altura dos factos estava afecto ao sector do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) na Direcção Provincial do Trabalho. O grupo terá desviado fundos através de processos fraudulentos que consistiu em efectuar pagamentos a funcionários e serviços inexistentes.
“O julgamento começou na segunda-feira e foi suspenso no mesmo dia. Até aqui foram ouvidos três réus dos oito em julgamento. Vai continuar próxima semana. Devido ao elevado número de implicados, as audições serão feitas em fases. Não se sabe quando é que será lida a sentença”, disse a fonte ao canalmoz sublinhando que quando se começou com as investigações muitos implicados passaram de arguidos a declarantes.
Do grupo, apenas uma ré é que está detida, os restantes estão a responder o processo em liberdade.