Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012

Transportadores internacionais trocam acusações

Quatro associações de transportadores internacionais que trabalham no Terminal Internacional da Baixa, na cidade de Maputo, estão, desde ontem, em conflito. È que três associações, nomeadamente, Tuva, Hluvukane e Kindlimuka, acusam a associação denominada Mosata de estar a inviabilizar o trabalho das restantes, impedindo as suas viaturas de carregarem para os destinos para os quais foram licenciadas.

Na verdade, trata-se de um problema antigo. Leonor Armando, uma das operadoras da praça, explicou ao nosso jornal que desenvolve a actividade de transporte internacional desde 1994, muito antes de se construir a praça da baixa. Quando a edilidade decidiu construir aquela infra-estrutura, foi acordado que todos os operadores que faziam transporte internacional deviam passar a trabalhar dentro da praça. Porém, de há um tempo para cá, o cenário mudou. Apareceu um grupo de pessoas que luta a todo o custo para inviabilizar o trabalho dos outros, e, desta vez, essa associação chama-se Mosata.

Este grupo de transportadores que formam a Mosata alega que os membros das três outras associações não podem operar em determinadas rotas para África do Sul, nomeadamente, Joanesburgo, Rustenberg e Durban, alegadamente porque não possuem nenhuma parceria com as associações locais daqueles pontos.

É que, no âmbito dos acordos bilaterais, no quadro da implementação do protocolo da SADC, Moçambique e África do Sul,representados pelos respectivos ministérios dos transportes, assinaram um acordo que rege esta actividade entre os dois países. Esse acordo exige, dentre outras obrigações, a constituição de parcerias entre associações de transportadores nacionais e as daquele país, para permitir que estes, quando lá chegam, sejam apadrinhados pelo parceiro, para, por via disso, conseguirem carregar noutras praças internacionais.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 13:15
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds