Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012

Parte do Orçamento tem de ser alocada aos mais pobres

O antigo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sugere que o Governo moçambicano e as empresas privilegiem políticas de criação de oportunidades para os mais pobres. Trata-se uma experiência que foi bem sucedida no Brasil, tendo contribuído para tirar 28 milhões de pessoas da fome em apenas oito anos.

“O que é importante é, todos os dias, pensarmos qual será a parte do pobre no orçamento do país. Qual será a parte das pessoas mais pobres no orçamento das empresas. Porque se a gente não pensar assim, a gente vai perceber que quem tem condições de viver continua a sobreviver”, disse o antigo presidente.

Falando sobre a experiência do seu Governo neste aspecto, Lula revelou que, durante oito anos (de 2003 a 2011), os salários dos mais pobres cresceram mais de 500% do que os salários mais altos. Explicou que isso não significou que os ricos tivessem ficado pobres, mas que as desigualdades ficaram menores, em benefício da economia.

Lula da Silva, de visita ao país desde domingo passado, falava ontem em Maputo durante uma palestra envolvendo empresários brasileiros e moçambicanos, com o tema “Brasil e África: opção pelo desenvolvimento sustentável”.

Para o antigo presidente brasileiro, o segredo do crescimento socio-económico está na expansão do consumo e da produção, sendo que na agricultura é importante a mecanização e a formação de recursos humanos.

No encontro, Lula reiterou a disposição do seu povo em apoiar o desenvolvimento socio-económico do país em vários domínios, com destaque para a produção alimentar. De uma série de recomendações a Moçambique, o ex-presidente apelou a uma maior atenção para com as pessoas mais pobres.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 14:39
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds