Terça-feira, 20 de Novembro de 2012

"Guebuza na Gorongoza? É ridículo", diz Chissano

O Ex-presidente moçambicano, Joaquim Alberto Chissano, considerou de descabida a pretensão do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, de querer deslocar o Presidente da República (PR) para com ele dialogar em Gorongosa, província de Sofala, local onde se encontra aquartelado nos últimos tempos.

Chissano manifestou aquela posição ontem, em Maputo, depois de ter mantido um encontro com ex-Presidente do Brasil, Lula Da Silva, que se encontra de visita ao país.

Dentre outros assuntos, os dois abordaram questões relacionadas com a saúde de Lula Da Silva tendo em conta que esteve doente, recentemente.

Para Chissano, o líder da Renamo deve accionar os vários mecanismos que se encontram ao seu dispor de modo a encontrar-se com Armando Guebuza para discutir quaisquer questões da vida socio política e económica do país.

No seu entender, em nenhum país os actores políticos fazem o tipo de exigências que Afonso Dhlakama está a fazer sob pretexto de democracia.
No entender de Chissano, o Governo não pode negligenciar as necessidades da sociedade para atender um único partido, até por que “nós todos temos de trabalhar para a paz”.

Falando sobre o seu encontro com o ex-Presidente brasileiro, Joaquim Chissano explicou que “passamos em revista vários assuntos como as oportunidades existentes em Moçambique e questões de combate contra a pobreza tendo em conta a experiência do Brasil nesta matéria”, disse Chissano para quem, o Brasil deverá colher, por seu turno, experiências moçambicanas em vários domínios.

No quadro dos seus esforços para a promoção da paz e bem-estar no mundo, Chissano disse que participa numa iniciativa que tem em vista a divulgação da realidade africana no Brasil. Porém, admitiu que, através da sua fundação poderá se envolver em outras áreas de interesse social em conjunto com Lula da Silva.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 09:45
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds