Terça-feira, 20 de Novembro de 2012

Renamo desvaloriza comissão da Frelimo e exige negociar com governo moçambicano

A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, rejeitou negociar as suas reivindicações com uma comissão criada pela Frelimo, partido no poder, e exige que o diálogo seja feito com o governo de Maputo.
"Em nenhum momento fizemos contacto com a Frelimo. No dia 22 de outubro, pedimos uma audiência ao governo, na pessoa do primeiro-ministro e ainda não obtivemos resposta", disse ontem à Lusa o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga.

A Renamo está a exigir negociações com o governo de Maputo, considerando que não estão a ser respeitados os acordos de paz assinados entre as duas partes, em 1992, em Roma.

Na sequência dessa exigência, o líder do partido, Afonso Dhlakama,retirou-se da sua residência em Nampula, norte de Moçambique, para uma antiga base militar do movimento na Serra da Gorongosa, no centro do país.

Na última semana, a Frelimo anunciou a constituição de uma comissão para negociar a situação com a Renamo , afirmando que, oficialmente, não conhece as reivindicações do partido da oposição.
"Nós não queremos negociar com eles. A Renamo assinou os acordos de Roma com o governo e não com a Frelimo. Neste preciso momento estou a escrever uma carta ao Presidente da República a informá-lo que já pedimos audiência ao governo e não tivemos resposta", disse Mazanga.

"Se o Presidente entende que o pedido ao governo é respondido pelo partido, então está, mais uma vez, a dar-nos razão nas nossas denúncias sobre a crescente partidarização do Estado moçambicano", acrescentou o porta-voz da Renamo.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 07:47
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds