Sábado, 14 de Abril de 2012

Ministros da CPLP debatem hoje saídas para a crise no país. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne-se hoje na sua sede em Lisboa para debater a situação na Guiné-Bissau, depois do golpe de estado militar registado na quinta

A reunião extraordinária a nível ministerial tinha sido convocada por Angola para debater o cenário resultante do anúncio feito por Luanda na segunda-feira sobre o fim da missão angolana de apoio ao setor militar na Guiné-Bissau (Missang).
Segundo disse na sexta-feira à agência Lusa o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, o principal objetivo do encontro será agora “o de continuar a persuadir todas as estruturas, no sentido não só da preservação da segurança e da integridade física das pessoas que estão sob custódia [primeiro-ministro e presidente interino], mas também da criação de canais de comunicação para permitir a procura de uma solução negociada para a atual crise”.
Este novo enfoque da reunião foi debatido na sexta-feira, já em Lisboa, entre Simões Pereira e o ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chicoti.
Segundo Simões Pereira, da resolução que hoje for aprovada pode esperar-se que “posicione a CPLP face aos acontecimentos”e também, dado que a organização lusófona é dos organismos internacionais que tem acompanhado mais de perto a situação na Guiné-Bissau, “servirá também para aconselhar os outros parceiros no sentido de se encontrar uma plataforma de procura de uma solução equilibrada, tanto quanto possível, para a atual crise”.
Na reunião, que será presidida por Georges Chicoti, participam os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, e de Cabo Verde, Jorge Borges.
Moçambique estará representado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banzé, Timor-Leste pelo embaixador junto da CPLP, Martins Barreto, e o Brasil pelo sub-secretário para a África, Paulo Cordeiro.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 18:24
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds