Sábado, 14 de Abril de 2012

Guiné-Bissau: Chissano Defende Que O País Deve "Autoeducar-se Na Cultura Da Paz E Democraçia"

O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano exortou ontem (sexta-feira) a comunidade internacional para prestar uma assistência permanente de longo prazo à Guiné-Bissau, visando ajudar o país a "autoeducar-se na cultura da paz e da democracia".
Questionado em Maputo pelos jornalistas sobre a situação que se vive naquele país da África lusófona, Joaquim Chissano lamentou o recurso sistemático à violência para a resolução de diferendos, advogando a articulação da comunidade internacional na pacificação do país.
"É preciso muito bom trabalho de mobilização para a promoção do relacionamento entre as forças armadas e o poder civil e isso vai pedir uma assistência internacional mais permanente, delongo termo, para que os guineenses se possam educar na cultura da paz e da democracia, enfatizou o ex-estadista moçambicano.
Joaquim Chissano apontou a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEA) e as Nações como cruciais na estabilização da Guiné Bissau.
Na quinta-feira à noite um grupo de militares guineenses atacou a residência do primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior, e ocupou vários postos estratégicos da capital da Guiné-Bissau. A acção foi justificada sexta-feira (ontem), em comunicado, por um autodenominado Comando Militar, cuja composição se desconhece, como visando defender as Forças Armadas de uma alegada agressão de militares angolanos, que teria sido autorizada pelos chefes do Estado interino e do Governo.
Os acontecimentos militares na Guiné-Bissau, descritos como um"golpe de estado" pelo Presidente da República português e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, antecederam o início da campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais previstas para dia 29 de abril.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 09:57
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds