Quinta-feira, 8 de Novembro de 2012

Caso “Mulher encomenda morte do marido”: Agentes da PIC serão sancionados

Os três agentes da Polícia de Investigação Criminal (PIC) envolvidos numa suposta investigação do caso de uma mulher que os teria contratado para matar o seu próprio marido,poderão ser sancionados, segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa.
A fonte, que chamou à imprensa para esclarecer este caso, referiu que os três agentes já foram identificados e agiram fora das regras policiais e nem sequer usaram os métodos de actuação da PIC ou da PRM. Além disso, segundo Cossa, os polícias não estão afectos à PIC da cidade de Maputo e agiram à revelia dos seus superiores hierárquicos.

O oficial da PRM revelou que o grupo fora transferido para os comandos provinciais da corporação de Sofala, Manica e Cabo Delgado, e não há nenhum documento que indica a sua colocação em Maputo.
Pedro Cossa salientou que da investigação feita foi apurado que o alegado marido da tal mulher teria submetido uma queixa à Procuradoria e na PIC sobre um caso que não quis divulgar, mas que se supõe que seja familiar.

Disse que na PIC não foi nomeado nenhum agente para tratar do caso, sendo que o Comando-Geral da PRM e a própria PIC ficaram surpreendidos ao ver os três agentes neste caso.

“O Comando-Geral sublinha que aquilo que alguns apelidam de trabalho investigativo foi feito à revelia da Polícia de Investigação Criminal da cidade de Maputo e central. Não há instrução do director da PIC ao nível da urbe, nem sequer do director nacional”, disse, sublinhando que existe um processo que corre em sede da PGR na capital do país que envolve o tal casal.

O porta-voz da PRM referiu igualmente que a mulher acusada de querer matar o marido foi igualmente detida sem mandato do director de instrução e num fim-de-semana. “Foi solta porque as condições em que foi detida não eram as que a lei impõe. Consta que foi detida num fim-de-semana sem mandato e tudo indica que este acto foi coordenado entre estes agentes e mais alguém que só eles é que sabem”, disse.

Acrescentou que a PIC nunca chegou a ser informado da detenção da referida cidadã, nem de algum processo aberto na polícia e que corria naqueles termos.
“A polícia ao nível mais alto, quer do Comando-Geral, quer da direcção do MINT, distancia-se totalmente daquele assunto. Não faz parte de nós”, reiterou.

Salientou que correm “démarches” no sentido de se apurarem responsabilidades sobre eles por terem agido à revelia da direcção da polícia e num território em que não estão afectos.

Salientou que neste momento estão à procura de saber há quanto tempo estes agentes estão em Maputo ou que abandonaram os locais onde estão afectos.
Disse que estes agentes foram transferidos da cidade de Maputo para as três províncias acima referidos por serem reincidentes no cometimento de erros e, também, como forma de os proteger da criminalidade.

Os três agentes estão envolvidos num caso de uma suposta investigação de uma mulher que os teria supostamente contactado para sequestrarem, tirar todo o dinheiro e matar o próprio marido.
Numa espécie de seriado, a suposta investigação passou em três episódios nos telejornais de um dos canais de televisão privada sediada em Maputo. Consta que a gravação teria ocorrido em Agosto, a mando do visado, neste caso da pessoa que seria a vítima.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 11:52
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds