Quinta-feira, 8 de Novembro de 2012
África do Sul era o destino: Frustra tentativa de tráfico humano
UMA tentativa de tráfico de pessoas foi abortada, há dias, no bairro da Polana-Caniço “A”, cidade de Maputo, pela Polícia de Protecção, graças à denúncia popular.
As vítimas eram dois menores, um de 13 anos e outro de 15, encontrados momentos antes de seguir a viagem para a terra do rand.
Em conexão com o caso, um indivíduo de 29 anos de idade, identificado por Jacob Massinga, recolheu aos calabouços da 14ª Esquadra da Polícia.
Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), a detenção resultou de um trabalho de investigação levado a cabo pela corporação em colaboração com a comunidade que identificou um movimento estranho na casa de Jacob Massinga.
“A Polícia terá recebido denúncia de moradores naquele bairro, onde as investigações levaram-nos a localizar o cativeiro onde os menores se encontravam, um dia depois do anúncio do seu desaparecimento pelos familiares”, explicou Cossa.
Segundo o porta-voz, trata-se demais um caso de tráfico humano em que a busca de emprego e melhores condições de vida em países vizinhos é colocada como atractivo para as vítimas, que muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade. “O facto estranho aqui é que quando abordadas pela Polícia, as vítimas não sabiam sequer o destino exacto naquele país, tendo sido enganadas pela promessa de emprego feita pelo criminoso”, explicou a nossa fonte.