Quinta-feira, 1 de Novembro de 2012

Envenenados 16 membros da mesma família

As autoridades moçambicanas detiveram, semana passada, dois praticantes de medicina tradicional, na província de Nampula, indiciados pelo envenenamento de 16 membros da família, que resultaram em dois óbitos, anunciou, em Maputo, o porta-voz do Comando Geral da Polícia, Pedro Cossa.

“Em Nampula, na área da 3ª esquadra, foram detidos os cidadãos António e Rafael, de 31 e 32anos, respectivamente, médicos tradicionais indiciados pelo crime de envenenamento de 16 pessoas membros da mesma família, dos quais dois acabaram perdendo a vida no local”, disse Cossa, falando durante o briefing semanal a imprensa sobre as ocorrências criminais no período compreendido entre 20 e 26 de Outubro corrente.

De acordo com a AIM, o incidente ocorreu a 23 de Outubro corrente. Enquanto isso, os restantes 14 sobreviventes encontram-se internados sob cuidados médicos no Hospital Provincial de Nampula.

Sobre a motivação do crime, Cossa diz acreditar que os médicos tradicionais, no caso vertente António e Rafael, terão administrado a esta família uma substância tóxica na tentativa de resolver um caso de discórdia familiar ou para apurar a verdade. “É semelhante àquilo que na antiga Europa se usou como ordálio, donde nasceu o termo ‘eu ponho as mãos na brasa’, e que era suposto que quem não fosse culpado por um determinado facto… podia pegar numa pedra encandescente ou um carvão encandescente não queimaria, porque não era culpado”, explicou o porta-voz da PRM.

“Foi um processo de justiça nessa altura do tempo dos ordálios, mas passado algum tempo apurou-se que aquilo que não tinha nada de científico e acabou por se abandonar este tipo de justiça depois de ter morrido muita gente por causa disso”, acrescentou.
Por isso, os médicos tradicionais envolvidos neste caso terão que responder à justiça por crime de homicídio, no caso dos membros da família que perderam a vida, e homicídio frustrado no caso dos sobreviventes.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 12:10
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds