Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012

Mais de 70 moçambicanos estão detidos em diferentes países por tráfico de drogas

Mais de 70 cidadãos moçambicanos estão nas cadeias de diferentes países do mundo, na sequência de tráfico de droga. A última detenção ocorreu no aeroporto da Tailândia, quando uma compatriota de 30 anos de idade foi surpreendida com seis quilos de estupefacientes.

Falando a jornalistas na passada quinta-feira, em Maputo, a ministra da Justiça, Benvinda Levi, disse acreditar que o número de moçambicanos que estão presos em diferentes partes do mundo, por ligações com a droga, pode ser superior a 71, tendo em conta que a maior parte das pessoas envolvidas neste tipo de crimes usa identidade falsa.

Dos 71 moçambicanos nas cadeias por droga, 67 estão no Brasil, três na China e uma na Tailândia. “Podemos ter mais moçambicanos presos noutros países, mas que nunca nos chegou a informação, ou porque as pessoas usavam falsa identidade, ou porque as autoridades desses países não nos comunicaram”, disse a ministra.

Segundo Benvinda Levi, estes dados mostram a gravidade do acto praticado por estes compatriotas. “A questão da droga é muito séria, e, infelizmente, está a assumir contornos alarmantes no nosso país, que é usado como corredor”, salientou a ministra, que acrescentou que a pouca droga que fica no país tem criado danos muito severos às famílias.

A ministra chama atenção das pessoas, em particular dos jovens, para terem muito cuidado não só com o consumo ou venda deste mal, mas com qualquer acto estranho que lhes possa levar a situações complicadas, como a de Mónica Novela e outros.

No caso de Mónica Novela, presa na Tailândia, a ministra questionou até que ponto ela estava consciente dos actos que estava a praticar. “Há muita gente que está a viajar iludida, esquecendo que hoje, em todo o mundo, o tráfico de droga é condenável e em alguns países é sujeito à pena de morte”, acrescentou.

A titular da pasta da Justiça disse que estes acontecimentos devem servir de lição, para além de ser uma ocasião triste que obriga todo o moçambicano a reflectir sobre o assunto.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 08:26
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds