Sexta-feira, 12 de Outubro de 2012

Save de Children “resgata” 23 raparigas menores casadas com um curandeiro

A coordenadora nacional de Educação na Save de Children, Nacima Figia, anunciou que a organização que trabalha em prol dos direitos da criança “resgatou” 23 raparigas que foram forçadas a casar-se com um curandeiro no distrito de Massinga, província de Inhambane.

Não nos foi revelada a identidade do curandeiro, nem das raparigas (para proteger a sua privacidade), mas, segundo Figia, os pais das meninas não conseguiam pagar com dinheiro os custos de tratamento que haviam sido feitos por esse curandeiro e elas foram usadas como meio de troco. O curandeiro sempre ameaçava os clientes com “actuações espirituais” caso as dívidas não fossem sanadas ele ainda vivo.
Com idades compreendidas entre 09 e 15 anos, algumas delas confirmaram à equipa de Save The Children que haviam sido forçadas a manter relações sexuais com o médico tradicional. Figia, que falava esta semana num workshop organizado pelo “Movimento para Todos”, apresentou o tema “A Situação da Criança”.

“Quando chegamos lá, entramos em contacto com a Associação dos Médicos Tradicionais (AMETRAMO) locais e as famílias das meninas. Os pais entregaram as filhas porque sempre recebiam ameaças do curandeiro. Arranjamos meio-termo para a libertação das menores perante a entrega de cabritos ou trabalhos nas machambas do curandeiro”, disse Nacima Figia.
Disse que naquele grupo, aquelas que haviam sido obrigadas a interromper os estudos para se casarem, voltaram à escola após as negociações entre o curandeiro, AMETRAMO e os pais devedores.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 08:39
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds