Segunda-feira, 8 de Outubro de 2012
GUEBUZA EXONERA PRIMEIRO-MINISTRO E OUTROS MEMBROS DO GOVERNO
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, exonerou hoje o Primeiro-Ministro, Aires Ali, indicado para o cargo Alberto Vaquina, até então governador da província central de Tete.
Para além de Aires Ali, o Presidente Guebuza exonerou os Ministros do Turismo, Fernando Sumbana, da Educação, Zeferino Martins, da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, e da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.
Um comunicado de imprensa da Presidência da República, hoje recebido pela AIM, indica ainda que Guebuza exonerou Augusto Jone, do cargo de vice-Ministro da Educação.
A nível dos governadores provinciais, o estadista moçambicano exonerou, para alem do proprio Vaquina, Carvalho Muária, de Sofala, Itai Meque, da Zambézia, e Felismino Tocoli, de Nampula.
Noutros despachos separados, Guebuza nomeou Carvalho Muária, Louis Augusto Pelembe, Fernando Sumbana e Augusto Jone para os cargos de Ministros do Turismo, Ciência e Tecnologia, Juventude e Desportos, e da Educação, respectivamente.
Para os cargos de governadores provinciais, Guebuza indicou Félix Paulo, para a província de Sofala, Ratxide Gogo, para Tete, Joaquim Veríssimo, para Zambézia, e Cidália Chaúque, uma jovem deputada e membro da Comissão Permanente da Assembleia da Republica (AR), o parlamento mocambicano, para Nampula.
Estas mexidas acontecem alguns dias depois da realização do X Congresso da Frelimo, o partido no poder em Moçambique desde 1975, e que determinou a eleição de novos órgãos desta formação política, o que resultou na movimentação de varios quadros.