Sexta-feira, 5 de Outubro de 2012

Comissão política da Renamo convoca manifestações pacíficas até 30 de Outubro

A Comissão Política nacional da Renamo deliberou para até dia 30 do mês em curso o arranque das manifestações pacíficas à escala nacional para persuadir a Frelimo e seu governo a aceitarem uma nova ordem política nacional.

Reunida na sua V sessão ordinária, na cidade de Quelimane, Zambézia, a “perdiz” considerou preocupante a persistência da exclusão social baseada na filiação partidária, arrogância da Frelimo de recusar o diálogo, a falta de vontade para incluir os aspectos de transparência apresentados pela Renamo na revisão do pacote eleitoral, partidarização das instituições do estado e privadas, e uso dos recursos naturais para o benefício do partido no poder.

Esta formação política constatou, ainda, haver no país muitos pontos que minam a democracia. “Isto significa democracia, eleições livres, justas e transparentes, o fim da exclusão social e espoliação do povo moçambicano, a despartidarização das instituições públicas e privadas, definição clara da política de defesa e segurança, força de intervenção rápida e serviços de informação do estado”, disse Ivone Soares, porta-voz do encontro.

A comissão política nacional tinha como objectivo analisar a situação política, social e económica do país, volvidos vinte anos do acordo geral de paz, assinado em Roma, a 4 de Outubro de 1992.

O encontro, que reuniu membros da comissão política do partido, alargado a outros quadros, designadamente delegados provinciais, chefes dos departamentos, entre outros, recomendou a mobilização de toda a população à escala nacional para aderir à nova ordem política que aquela formação partidária pretende levar a cabo.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 10:14
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds