Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012

Chineses destroem campas em Mulotana

A população de Mulotana, no distrito de Boane, província de Maputo, está revoltada com uma empresa chinesa que invadiu as suas machambas, residências e destruiu seis campas, alegadamente para extrair pedras que serão usadas no projecto da estrada circular de Maputo.

Os residentes daquele bairro dizem-se espantados com a entrada de maquinarias pesadas que estão abrir uma via no meio de suas propriedades para dar acesso a uma pedreira, alegadamente que deverá abastecer as obras de construção do empreendimento em alusão.

Em jeito de repúdio, a população foi ao local onde a empresa China Road and Bridge Corporation (CRBC) está instalada para exigir explicações sobre a profanação de campas de seus entes. “Isto era campa... e era campa da minha avó e com a dela existiam seis campas aqui. Vi porque a pá escavadora passou por onde estavam. Isto é o mesmo que matar, não faz sentido o que estão a fazer. Nós não sabemos se venderam ou não esta terra, nem mesmo o que está a acontecer”, disse uma das moradoras.

Os populares reclamam o facto de não terem sido auscultados e, por isso, não saberem se vão ou não reaver as suas propriedades. Alguns líderes comunitários consideram a situação de triste, uma vez que nem eles sabem o que está a acontecer.

“O povo não sabe de onde vem, as autoridades também não sabem! Esta empresa está a invadir tudo o que encontra, destrói casas e também está a poluir o riacho que abastece a população local. Onde está o governo para intervir nisto, como nós, os pobres, vamos continuar assim?”, questionou Olga Fernando, uma das lesadas.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 17:20
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds