Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012

Garimpo continua a matar e ferir os seus praticantes

A actividade de mineração artesanal nos distritos da província de Manica, onde recursos minerais estão identificados, concorre para que muitos jovens dediquem as suas vidas a esta prática, como forma de assegurar o seu auto-sustento, fazendo disso a alternativa ao emprego.
Mas esta prática não é exercida com facilidade, requerendo bastante sacrifício, havendo dias em que nem o produto mais procurado, o minério, é encontrado. nesta procura desenfreada, muitas vezes, os garimpeiros ficam expostos a perigos sem qualquer seguro ou garantia de recuperação de danos decorrentes dos frequentes acidentes que acontecem quase todos os dias.
As autoridades de saúde de Manica já apelaram às instituições de direito, como a dos Recursos Minerais e Energia, Coordenação de Acção Ambiental, trabalho, educação, juventude e desportos a nível da província de Manica, a intervirem no sentido de incutir uma nova atitude na sociedade, tendo em conta os desafios do país.
Jorge Vicente, médico cirurgião afecto ao Hospital Provincial de Chimoio, muitas vezes solicitado para intervenções cirúrgicas de vítimas deste tipo de acidente, conta que tem sempre recebido garimpeiros feridos, mas se não houver uma chamada de atenção, estes casos sempre irão dar entrada nesta maior unidade sanitária de Manica.
“Nós temos recebido, com frequência, casos de acidentes de garimpos, dos quais, muitos sofrem nas colunas e acabam ficando paraplégicos, comprometendo o seu futuro. Isso porque perdem os movimentos dos membros inferiores, daí que chamamos atenção de quem de direito para monitorar esta prática”.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 11:29
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds