Quarta-feira, 27 de Junho de 2012

Seis estudantes moçambicanos expulsos do Sudão serão repatriados

Seis dos 45 estudantes moçambicanos no Sudão serão repatriados quarta-feira para Maputo pelo governo de Cartum, após um diferendo com a universidade que frequentavam.
Um estudante moçambicano expulso da Universidade Internacional de África no Sudão disse à Lusa que as autoridades sudanesas atribuíram vistos de saída do país.
"A nossa previsão é de sairmos amanhã (quarta feira)" de regresso à capital moçambicana, mas "os processos não estão sob nossa responsabilidade", disse um dos estudantes.
Em abril, 30 dos 45 moçambicanos que estudam na Universidade Internacional de África no Sudão denunciaram à Lusa as "precárias condições" de vida naquele país africano, responsabilizando "algumas organizações islâmicas" moçambicanas de os terem enviado a Cartum, mas com "objetivos obscuros".
Parte dos estudantes, que saíram de várias províncias de Moçambique para o Sudão, não concordaram com o modelo de contrato firmado com a direção da Universidade, a qual acusam de não estar a honrar o compromisso de atribuição de bolsas de estudo completas.
Durante as negociações que se seguiram às queixas dos estudantes, a Universidade obrigou 24 estudantes a redigirem uma carta negando tudo o que o grupo denunciou à imprensa sobre as precárias condições de vida, mas seis estudantes recusaram a exigência e receberam ordem de expulsão da instituição.
Em declarações hoje à Lusa, o grupo disse ter recebido garantias das autoridades sudanesas de que vão pagar a passagem aérea de volta para a capital moçambicana, Maputo, mas todos os seis estudantes são oriundos das províncias da Zambézia e Nampula.
"Nós não sabemos como vamos sair de Maputo", por falta de dinheiro, pelo que "estamos numa situação em que as nossas famílias (pobres) só confiam em nós, por alegadamente sermos os que, financeiramente, estão em melhores condições que os restantes membros", afirmou um dos estudantes.




Fonte:: Lusa
publicado por Jornal NMz Moçambique às 07:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds