Terça-feira, 12 de Junho de 2012

GOVERNO DETERMINADO A AUMENTAR ACESSO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS

O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, disse que o acesso ao tratamento das doenças mentais e do comportamento em Moçambique ainda não abrange toda a população, por isso que o governo continuará a priorizar o desenvolvimento da área do cérebro.
Segundo Manguele, as crenças e tabús relacionados com as doenças de forum neuropsiquiátrico condicionam a utilização dos serviços já existentes pelas comunidades, daí que todo o esforço colectivo ainda não é suficiente para responder aos desafios de saúde, em particular na área neuropsiquiática.
O titular da pasta da saúde falava hoje em Maputo na abertura do curso da Organização Internacional de Pesquisas sobre o Cérebro (IBRO)cujo objectivo é partilhar experiências, sucessos e insucessos e encontrar as melhores estratégias para abordar os problemas de saúde mental que são comuns quer em África quer noutros países.
O curso, que junta profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento, é, segundo Manguele, uma oportunidade para que todos os profissionais envolvidos discutam a contribuição da pesquisa do cérebro no país e no mundo.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Aurélio Zilhão, disse que o evento surge como uma oportunidade para que os profissionais de saúde que desenvolvem a sua actividade profissional em neuropsiquiatia saúde em geral possam partilhar preocupações e definir estratégias de intervenção.
No curso, o primeiro de género no país, que termina no próximo dia 15 do mês corrente, a expectativa da organização é estimular e promover a investigação em neurociências para uma prestação de serviços de qualidade na área das doenças de forum mental, como por exemplo a epilepsia e a esquisofrenia.
O curso junta profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento entre eles psiquiatras, psicólogos, neurologistas, clínicos gerais, nutricionistas, obstetras, pediatras, terapeutas ocupacionais, veterinários e estudantes de ciências da saúde e veterinárias de países africanos, europeus e latino-americanos.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 09:01
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds