Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Crianças formam “exércitos” de meninos da rua

Nas cidades de Nampula e Nacala Porto, a mendicidade das crianças cresce ao ritmo dos milhões de investimentos estrangeiros anunciados a cada dia. Quando estas cidades estão a colher milhões de dólares em investimentos de diversos projectos, centenas de crianças desfavorecidas formam autênticos exército de chamados “meninos da rua”. Não há governo nem pessoas de boa vontade que acudam estes petizes. A esperança que os investimentos suscitam é inversamente proporcional ao crescimento de autênticos exércitos de crianças abandonadas ou a de ambular pelas ruas sem qualquer rumo de vida. Cegos pelos investimentos não há quem se aperceba que se está a criar um barril de pólvora – mais um.
O Canalmoz nas cidades de Nampula e cidade de Nacala-Porto foi tentar perceber como os milhões em investimentos beneficiam as crianças. Conversamos com vários petizes e, a história de cada um é diferente do outro, mas todos se aglutinam num denominador comum: pobreza e falta de amparo.
Na cidade de Nampula, visitamos o Parque dos Continuadores, mesmo no centro da cidade. Conversámos com muitas crianças que têm naquele espaço, tão abandonado como eles, a sua residência.
Aquelas crianças abandonaram as suas zonas de origem por diversas razões. Os menores não querem regressar nem ouvir falar dos centros de abrigo do Governo. Dizem que nesses centros passam por maus-tratos.
Fomos a Nacala. Pelo caminho constámos que há um número elevado e crescente de crianças vivendo na rua, sem família por perto e sem um tecto de abrigo. A sensação de que está a crescer um exército de gente predisposta a todos os risco, é enorme.
Na vila de Namialo, distrito de Meconta, a situação não é menos drástica. Basta um carro parar. Fica de imediato rodeado de dezenas de crianças que repetem o refrão: “Estou a pedir 5 (meticais), tio!”




Por: CanalMoz
publicado por Jornal NMz Moçambique às 08:50
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds