Sexta-feira, 18 de Maio de 2012

MINED passa a autorizar abertura de delegações de universidades

O Ministério da Educação (MINED) introduzirá a obrigatoriedade de as instituições de ensino superior passarem a solicitar ao pelouro a autorização para a abertura de delegações e extensões, que só será atribuída mediante a existência dos requisitos no local pretendido para o efeito.
Segundo a AIM, a decisão resulta do facto de algumas instituições existentes no país, sobretudo as privadas, estarem a abrir delegações e extensões, mas sem observarem as normas fundamentais para a garantia da qualidade do ensino, desde instalações, infra-estruturas, equipamentos, meios de ensino, bem como corpo docente.
A medida foi revelada, ontem, por Denise Malauene, directora para a promoção do Ensino Superior, à margem da 1a sessão do Conselho do Ensino Superior, que congrega, em Maputo, os reitores de instituições públicas e privadas, para reflectir sobre diversos aspectos ligados à “saúde lectiva”daquele nível.
Malauene disse, no entanto, que o problema das insuficiências nas instituições de ensino superior já se arrasta há algum tempo, havendo muitas cujas delegações e extensões funcionam com extremas deficiências, situação que compromete a qualidade dos estudantes formados nessas instituições.
Para fazer face ao cenário, o MINED aprovou, em 2011, o regulamento de inspecção, dado que, até meados do ano transacto, não tinha uma legislação específica que permitisse realizar inspecções ordinárias. “O Ministério recrutou e treinou um corpo de inspectores para o ensino superior, em matérias de legislação nacional e internacional de inspecção, e, neste momento, está a inspeccionar as instituições que têm problemas de qualidade”,disse a fonte.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 06:40
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds