Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

POLÍCIA MOÇAMBICANA DIZ QUE HÁ SOLTURA EXAGERADA DE CRIMINOSOS

O Comandante-Geral da Polícia moçambicana (PRM), Jorge Khálau, diz que a velocidade com que se esta a emitir mandados de soltura e o não julgamento dos criminosos esta na origem da onda de criminalidade que tem abalado algumas cidades do país nos últimos tempos.
Numa entrevista publicada na edição de hoje do “Notícias”, Khálau explica que a policia consegue esclarecer muitos casos criminais mais o problema reside no facto de os tribunais não julgarem os arguidos, soltando-os mediante caução sem que se tenha encerrado os casos anteriores.
“Os nossos parceiros da Justiça – juízes em particular – devem julgar os criminosos. No lugar de os julgar, admitem o pagamento de caução e não voltam a mexer nos processos. A Polícia prende-os, instaura o respectivo processo e remete-o ao Ministério Público que, por sua vez, acusa-os e faz chegar ao tribunal. Ao invés de serem julgados são caucionados e os criminosos voltam à rua, onde de imediato cometem novos assaltos, sem que o caso anterior tenha sido encerrado”, declarou o Comandante-Geral da Polícia, na mesma entrevista inserida na celebração, hoje, dos 37 anos da PRM.
A inquietação de Khálau é agravada pelo facto de a população não culpar nenhuma outra entidade por tudo isto, se não a própria polícia.
“A população quando olha para estes casos não vê outro culpado se não a Polícia. Por essa razão, defendo que se faça uma revisão à questão da aplicação da caução por parte dos tribunais”, indicou o Comandante, vincando a necessidade de se repensar na teoria de que não há crimes incaucionáveis.
“De forma serena temos de repensar na teoria de que não há crimes incaucionáveis, pois isto está a criar-nos problemas”,afirmou Jorge Khálau.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 21:02
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds