Domingo, 29 de Abril de 2012

Para vencer a pobreza: Guebuza insiste na unidade nacional

O Presidente da República, Armando Guebuza, reiterou ontem em Mpengo, no distrito de Mossurize, em Manica, que a unidade é força motriz através da qual os moçambicanos podem operar maravilhas e vencer qualquer obstáculo que possa interferir no processo do seu desenvolvimento e no combate à pobreza.


Falando no comício que orientou naquela localidade fronteiriça, o Chefe do Estado pediu aos moçambicanos para continuarem unidos porque, segundo ele, o nosso destino é comum. “Unidos fazemos maravilhas e com unidade podemos trabalhar para acabar com a pobreza”, defendeu Armando Guebuza.

Com a unidade, de acordo com o Presidente da República, vencemos o colonialismo, acabamos com a guerra e edificamos a paz, sendo que ainda com a unidade aliada ao trabalho venceremos a pobreza.

O Chefe do Estado moçambicano dedicou um tempo considerável da sua intervenção na caracterização da pobreza. Para ele, ser pobre é não ter o básico para viver, nomeadamente comida, roupa, casa, acesso à educação e aos cuidados sanitários, não dispor de energia eléctrica, água, telefone, estradas transitáveis, transporte, entre outras necessidades básicas.

Todos estes aspectos, segundo Guebuza, preocupam o Governo pelo que tem vindo a fazer muito para minimizar o sofrimento da população. Porém, reconheceu serem ainda enormes os desafios que o país está a enfrentar.

Comparou o processo de superação das dificuldades com uma machamba, afirmando que esta se faz gradualmente até atingir muitos hectares. Disse também que o desenvolvimento é como comer, dado que pouco a pouco se enche a barriga.

Entretanto, a população de Mpengo, saudou o desempenho do Governo nas acções visando o desenvolvimento social e económico do país.

Na ocasião, Farai Johane, Jairosse Machate, Lúcia Enoque, Lucas Galiote e Sicono Solone apresentaram ao Chefe do Estado preocupações relativas à falta de telefonia, energia eléctrica e pediram a reabilitação, ampliação e apetrechamento das unidades sanitárias e escolares localizadas em Dacata, as quais se revelam pequenas perante a actual demanda.

Imploraram também a reabilitação de estradas. Com estas vias de acesso transitáveis, segundo argumentaram aqueles cidadãos, poderia ser incrementada a produção e intercâmbio comercial entre as comunidades, o que poderia propiciar o desenvolvimento do posto administrativo e por consequência do distrito e da província em geral.

A afectação de uma ambulância no Centro de Saúde de Mpengo para reduzir os actuais casos de morte de parturientes e doentes a caminho das maternidades e hospitais de referência é outra preocupação apresentada ao Chefe do Estado.

Sobre estas e outras preocupações, Armando Guebuza que esta manhã vai escalar Sussundenga onde orientará um comício popular em Rotanda, disse ter registado todas as questões levantadas pela população e garantiu que através de canais próprios serão encontradas as devidas soluções. Acrescentou, porém, que estas preocupações aumentam a convicção de que a luta contra a pobreza vai ser vencida.

Entretanto, Armando Guebuza ainda ontem reuniu-se com os membros do Partido Frelimo e da Organização da Juventude Moçambicana, antes de orientar a sessão extraordinária da Secretaria da Localidade de Mpengo, alargada aos membros do conselho consultivo local.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 19:40
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds