Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

Previstas chuvas intensas nas províncias de Maputo e Inhambane no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê chuvas intensas durante o fim-de-semana ao longo do litoral das províncias de Inhambane e Maputo, bem como na região fronteiriça entre Manica e Tete.
Nestas regiões, segundo o meteorologista Sérgio Buque, a precipitação total acumulada oscilará entre 75 e 100 mililitros durante o período em referência, escreve o Diário de Moçambique na sua edição de hoje.

Quanto às restantes regiões do país, o INAM prevê abrandamento das chuvas e a precipitação acumulada em cinco dias poderá ser inferior a 50 mililitros.
“A zona sul do país é a que será mais afectada, enquanto nas restantes regiões verificar-se-á um abrandamento”, disse Buque ao Diário de Moçambique.
Entretanto, prevê-se melhoria do estado do tempo na segunda-feira, sendo que na última semana do mês as zonas centro e norte do país estarão em situação de risco.
“Nos últimos dias do mês as regiões centro e norte serão as mais afectadas, principalmente nas províncias da Zambézia e Tete”, afirmou.

Explicando a precipitação dos últimos dias no país, Buque referiu que a mesmadeveu-se à passagem de uma corrente de baixas pressões na região centro do país, enquanto na cidade e província de Maputo esteve associada à passagem de uma frente fria no canal de Moçambique, o que causou uma precipitação de 157.8 mililitros em 24 horas.
“É muita chuva para um intervalo de tempo muito curto, isso porque a maior parte dela caiu num intervalo de três horas. Esse tipo de precipitação causa problemas de escoamento das águas, em qualquer cidade do mundo”, concluiu.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 07:57
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds