Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2013

Perante greve dos médicos: Autoridades desdobram-se para garantir atendimento

AS autoridades sanitárias desdobraram-se ontem na activação de soluções intermédias para providenciar o atendimento hospitalar aos doentes ao longo do país perante a continuação da greve dos médicos iniciada na segunda-feira.

Entretanto, o cenário mostra uma contradição entre os números anunciados pela Associação Médica que aponta para uma adesão de cerca de 1000 médicos e o das autoridades sanitárias que continuam aminimizar o impacto da paralisação no funcionamento dos serviços, apesar de reconhecerem que os profissionais em greve fazem falta numa situação de país com poucos recursos humanos.

As soluções encontradas, em muitas situações, consistem no destacamento de técnicos de medicina para os distritos e também na sobrecarga dos médicos que não aderiram a paralisação. O esforço das direcções provinciais é no sentido de que os utentes das unidades sanitárias não sejam prejudicados.

Falando a imprensa, a propósito da greve, o ministro da saúde, Alexandre Manguele, reconheceu o impacto negativo da ausência dos profissionais de saúde nos seus locais habituais de actividade, tendo em conta que o país ainda se debate com problemas de recursos humanos.

Segundo o titular da pasta da Saúde, “a falta de qualquer profissional de saúde é algo que se ressente sempre, porque somos um país com falta de recursos humanos. Por isso, todos os médicos e enfermeiros, todos os profissionais são sempre necessários. A falta de um profissional da saúde, nesse caso de um médico, sempre traz uma dificuldade acrescida porque mesmo quando estamos completos há dificuldades”.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 08:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds