Terça-feira, 8 de Janeiro de 2013

Governo de Moçambique vai reactivar Fundo de Comercialização Agrícola

O governo de Moçambique deverá reactivar em breve o Fundo de Comercialização Agrícola a fim de resolver constrangimentos existentes no sector, nomeadamente o financiamento para a compra dos excedentes dos produtores, informou o vice-ministro do Comércio, Kenneth Marizane.

O jornal Notícias, de Maputo, diz que a reactivação daquele fundo surge na sequência da Estratégia Integrada da Comercialização que deve ser executada no período 2013/2020, atendendo ao papel que a compra e venda de excedentes agrícolas desempenha na economia moçambicana.

No decurso de um debate realizado em Maputo ficou claro que a comercialização de excedentes é marcada pela falta de informação precisa sobre excedentes não comercializados, altos custos de transacção, produtos vendidos sem colocação, falta de padrões de qualidade, impurezas, elevadas perdas pós-colheita, armazenagem inadequada, insuficiência de unidades de processamento de produtos agrícolas, limitado acesso a materiais de conservação e falta de financiamento.

Com aquele instrumento pretende-se contribuir para o aumento da produção e da produtividade, assegurar a criação, expansão e consolidação dos serviços e infra-estruturas de suporte, o desenvolvimento de acções de promoção da agro-indústria, mobilização de recursos para intervir junto dos camponeses e assegurar a intervenção do Estado na comercialização.

Pretende-se ainda promover a descentralização e participação dos diversos agentes na comercialização de excedentes e contribuir para a promoção do desenvolvimento das exportações.
publicado por Jornal NMz Moçambique às 12:46
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
20
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Vandalizada sede do MDM

. Professores de nível supe...

. Raios mataram oito pessoa...

. Saúde preocupada com elev...

. Enfermeiros reúnem-se par...

. Ministro exonera deputado...

. Caso sequestros: Ministro...

. Em plena consulta: Explos...

. Oposição critica “insensi...

. Jorge Khálau reconduzido ...

.arquivos

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

.tags

. todas as tags

.favorito

. CIDADE DE TETE, VENDA DE ...

. BREVE HISTORIAL DE NOTÍCI...

. MOVIMENTO NMOZ:: Juntos ...

blogs SAPO

.subscrever feeds